Tubo de Pitot - Placa de orificio
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ENG1580 - FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO PELO MÉTODO DIRETO (REAL)
E O ROTÂMETRO
Aluno: Ariel Leibntz Cardoso - 201220250038
Turma: C04
Goiânia, 2014
Introdução
Vazão é a quantidade volumétrica ou gravimétrica de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre ou forçado por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um fluido escoa.
A determinação de velocidade em vários pontos de uma seção transversal permite a avaliação da vazão, portanto, a medida da velocidade é uma etapa importante no cálculo da mesma. A velocidade pode ser determinada medindo-se o tempo que uma partícula identificável leva para percorrer uma distância conhecida.
A determinação da vazão pode ser feita através do cálculo da velocidade média ou através de medidores especificamente construídos para esta determinação. A vazão pode ser medida em termos de massa – vazão mássica [kg/s] ou volume – vazão volumétrica [m³/s]. Existem maneiras muito distintas de medir vazão em escoamentos internos (tubulação fechada) e externos (rios, canais ou calhas).
Objetivos
Familiarização com as técnicas para as medidas de velocidades e vazões de fluidos;
Determinação da vazão volumétrica real;
E o cálculo da porcentagem de erro do experimento realizado.
Materiais Utilizados
Rotâmetro;
Recipiente graduado;
Cronometro digital.
Procedimento Experimental
Regular o rotâmetro para uma vazão de 4m³/h. Realizar aferições de altura em mm em um determinado intervalo de tempo e aplicando-as em cálculos apropriados é possível determinar a vazão volumétrica. Podendo assim calcular o erro comparando o resultado fornecido pelo rotâmetro e o valor real fornecido pelos cálculos realizados.
Seja:
Q= vazão volumétrica h= altura (mm)
Δt= intervalo de tempo
V= velocidade
A= área
Dados:
QR=