Relat Rio De Laboratorio 02
Pós Graduação em Engenharia de Manutenção
Disciplina: Hidráulica
Professora: Adriana Norcino
Relatório 2 –Sonda de Pitot, Venture e Placa de Orifício
Aluno: Rodrigo Carreiro
RA:9304272
Aluno: Thiago L. M. Rigo
RA:9305294
Aluno: Gustavo de Godoy
RA:9304754
Aluno: Alex Ap. Seguida
RA:9307755
Aluno: Edilson J. R. Oliveira
RA:9305103
Aluno: Elvis Palma Benite
RA:9303557
Ribeirão Preto / julho 2014
1. Objetivo do Experimento
O objetivo do experimento é utilizar o método de escoamento interno para verificar a medição de vazão e por sua vez a velocidade, utilizando três instrumentos distintos. São eles: Tubo de Pitot, Venturi e Placa de Orifício.
2. Desenvolvimento Teórico
A medição de vazão e consequentemente velocidade por elementos deprimogênios são tidas como as mais utilizadas em todo o mundo. Nessas aplicações, a placa de orifício é de longe a mais empregada devido a sua simplicidade de concepção e instalação. A partir dela, outros instrumentos com uma tecnologia mais avançada foram sendo desenvolvidos e com isso um leque maior de aplicações industriais foi alcançado.
A teoria da medição de vazão por pressão diferencial é fundamentada em leis físicas conhecidas. O princípio de funcionamento baseia-se no uso de uma mudança de área de escoamento, através de uma redução de diâmetro ou de um obstáculo, ou ainda através de uma mudança na direção do escoamento. Estas mudanças de área ou de direção provocam uma aceleração local do escoamento, alterando a velocidade e, em consequência, a pressão local.
As equações teóricas devem ser complementadas por
coeficientes práticos, para que a vazão possa ser medida com precisão. A teoria considera a equação da continuidade e a equação de Bernoulli.
Neste trabalho, vamos descrever um pouco de três instrumentos aplicados largamente nas industrias, os quais foram utilizados nesta prática, são eles:
Tubo de Pitot, Tubo de Venturi e Placa de Orifício.
2.1 Tubo de Pitot
É um instrumento