O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Introdução
Desde a Grécia antiga, a figura do professor já estava posta como uma necessidade. Nessa época o professor tinha a responsabilidade de ajudar os jovens a compreender e argumentar o mundo, mas tais ensinamentos eram privilégio apenas da elite.
Na idade Média, o acesso à escola continuava sendo restrito à elite da sociedade. O professor assume seu trabalho docente e é incumbido de ensinar a doutrina católica, o que era indispensável.
Com o início da Modernidade, o capitalismo passa a ditar as normas de relacionamento e traz a universalização do ensino. Contudo, continua mantendo a dualidade da educação. Uma destinada à formação de um trabalhador com noções de leitura, escrita e de matemática. E a outra escola destinada à formação da elite dominante.
Na contemporaneidade o professor deve atender as exigências da sociedade, a formação integral e completa dos alunos, capacitá-los com uma cultura geral e também diversificada possibilitando o conhecimento científico e o raciocínio lógico, preparando-os para se integrarem ao mercado de trabalho.
A educação no processo de formação social
Durante todo o processo de transformação da sociedade em que vivemos, a escola passou por diversas e profundas transformações, tornando - se a cada dia mais importante na formação de cada indivíduo.
A instituição escolar dos dias de hoje não tem apenas a função de transmitir conhecimento, mas oferecer um ensino de qualidade que intencione a formação de cidadãos mais conscientes em nossa sociedade, capazes de exercer seu papel político, social e intelectual.
O pedagogo atua no processo de aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades, sendo responsável