fenomeno dos transportes
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
PRÁTICA 04 – MEDIÇÃO DE VAZÃO
OBJETIVOS:
Reconhecer e compreender métodos primários de medição de vazão, aplicando conhecimentos básicos da cinemática dos fluidos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. INTRODUÇÃO
Vazão é uma das grandezas mais utilizadas na indústria. As aplicações são inúmeras, indo desde a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas como a vazão de sangue no sistema circulatório.
Para se ter uma idéia da importância comercial da medição de vazão, tomemos o exemplo do gasoduto Bolívia-Brasil que transporta gás natural da Bolívia até São Paulo. Este gasoduto está projetado para transportar até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Estimando-se um custo de venda de U$ 0,50 por metro cúbico, vê-se que um erro sistemático de apenas 1% em um medidor de vazão está associado a uma quantia de cerca de U$ 150.000 por dia.
A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores, dentre estes, pode-se destacar:
Exatidão desejada para a medição;
Tipo de fluido: se líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases, condutividade elétrica, transparência, etc;
Condições termodinâmicas: níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar (entre outras propriedades);
Espaço físico disponível;
Custo, etc.
Tanques graduados e cronômetro podem medir com boa precisão vazões de líquido em um escoamento permanente desde que o intervalo de medida adotado seja suficientemente longo.
Esta modalidade de medida é empregada com freqüência para aferição e calibração de outros medidores de vazão por apresentar boa precisão, baixo custo e facilidade de operação. Entre as formas existentes para gerar medidas de vazão nenhuma é mais importante e freqüente, em problemas reais de engenharia, do que as que