Tráfego Telefonico
1 – O que é tráfego telefônico?
Tráfego telefônico é a ocorrência de chamadas, caracterizadas pela ocupação de um ou mais órgãos. O tráfego pode receber as seguintes denominações:- quanto à direção: tráfego de entrada ou de saída;- quanto ao fluxo: tráfego oferecido, escoado ou perdido;- quanto às áreas envolvidas: tráfego local, interurbano ou internacional;- quanto à procedência ou destino: tráfego originado, terminado ou de trânsito. Seu objetivo é dimensionar de maneira eficiente os recursos da rede telefônica. Os dimensionamentos eficientes dos equipamentos auxiliares em uma central de aplicações do tráfego telefônico.
2 – Quais as unidades de tráfego?
A intensidade do trafego é um número adimensional, porém várias unidades são definidas.
Erlang
Unidade em hora de tempo, por exemplo, se os circuitos carregam 120 minutos de tráfego em uma hora, isto equivale a 2 Erlang.
Erlang B
Uma fórmula desenvolvida por A.K.Erlang, amplamente usada para determinar o número de troncos necessários para atender um determinado volume de chamadas durante o período de uma hora. A fórmula assume que se o visitante recebe sinal de ocupado, nunca mais volta a ligar (redial). Como alguns visitantes o fazem, Erlang B pode subestimar os troncos necessários, porem é geralmente preciso em situações com pouco sinal de ocupado.
Erlang C É usada para dimensionamento de agentes em centrais de atendimento. Os clientes que chegam e não encontram agentes disponíveis, aguardam indefinidamente em um fila até serem atendidos. Calcula tempos de espera previstos, baseados em três fatores: n° de agentes, n° de visitantes em espera na fila, e o tempo médio de atendimento. Pode prever também o número de agentes para manter tempos de espera em alvos limites definidos. Erlang C assume que não existe abandono ou sinal de ocupado, portanto, tem uma tendência de