dilatação térmica
Título: Dilatação térmica:
Introdução
Dilatação térmica
Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento na distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação das mesmas. Esse espaçamento maior entre elas se manifesta através da escansão das dimensões do corpo, as quais podem ocorrer de três formas: linear, superficial e volumétrica. O contrário ocorre quando os corpos são resfriados. Ao acontecer isso as distâncias entre as moléculas são diminuídas e em consequência disso há diminuição nas dimensões do corpo.
Objetivo
Ao realizarmos o experimento, o objetivo era demonstrar que devido à energia liberada ocorre a dilatação térmica do vidro, fazendo o mesmo trincar.
Materiais:
1 Garrafa de vidro 350ml
Álcool
Barbante
Fósforo
Água
Conta Gotas
Óculos de proteção
Procedimento:
Preencha a garrafa com água até o nível a ser cortado, ou seja, mais ou menos no meio.
Depois enrole cinco vezes o barbante na garrafa acima do nível da água, bem firme mais não muito apertado.
Corte o excesso do barbante e em seguida encharque-o com álcool usando um contas gotas, já com os óculos de proteção coloque fogo no barbante.
A garrafa trincou, pois houve a dilatação térmica. A mesma ocorre somente acima do fogo porque abaixo deste contem água, que retém o calor e não deixa o vidro dilatar.
Com isso a parte de cima dilata e a de baixo não e isso causa a quebra da garrafa.
Resultados e conclusão:
Fizemos com duas garrafas, uma de 350ml e outra de 250ml. Seguimos todas as instruções, porém não foi obtido o resultado esperado.
O experimento pode não