tronco cerebral -Bulbo
VISTA CENTRAL O Bulbo ou medula oblonga tem forma de um cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal. Como não se tem uma linha desmarcando a separação entre a medula e o bulbo , considera-se que o limite está em um plano horizontal que passa imediante acima do filamento medicular .
18- FISSURA MEDIANA ANTERIOR :Essa Fissura divide duas estruturas bulbares: as pirâmides.
19- PIRÂMIDE : As Pirâmides estão localizadas anteriormente no bolbo caudal. Cada pirâmide consiste em fibras corticoespinhais que se originam ipslateralmente no córtex cerebral e vão sinaptizar no corno anterior contralateral da medula espinhal.
20 – OLIVA : É uma eminência oval, formada por uma grande quantidade de substância cinzenta. Emergem do sulco lateral anterior, os filamentos reticulares do nervo hipoglosso. Do sulco lateral posterior, emergem os filamentos radiculares que se unem para formar os nervos glossofaríngeo e o vago, além dos filamentos que constituem a raiz craniana ou bulbar do nervo acessório que une-se com a raiz espinhal.
21 – SULCO BULBO-PONTINO : O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visível no contorno deste órgão, sulco bulbo-pontino, que corresponde a margem inferior da ponte.
DIENCÉALO
É uma parte do Cérebro localizada inferior e anterior ao corpo caloso, parte do telencéfalo, e superior ao mesencéfalo , delimitando por este último por uma linha imaginária que corre do corpo mamilar para comissura posterior ( Epitálamo)
01- TÁLAMO: Repassa mensagens entre os centros inferiores do cérebro e o córtex cerebral.
02 – EPITÁLAMO: É um segmento posterior do diencéfalo. Formado pelo trígono das habénulas, pela comissura habenular, a estria medular e a glândula pineal.
03-HIPOTÁLAMOS: Controla as funções de alimentação; ajuda a governar o sistema endócrino; ligado às emoções e à recompensa.
a.HIPÓFISE: Glândula endócrina mestra.