troco encefalico
No encéfalo adulto, o tronco encefálico ele é apenas representado por apenas 4,4% do peso total do encéfalo, o cerebelo ele ocupa apenas 10,5%é o cérebro ele ocupa a maior parte 85,1%. O tronco encefálico ele se liga superiormente com diencéfalo e inferiormente com a medula espinhal.
Anatomia Tronco Encefálico:
O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo. Na dua constituição entram corpos de neurônios que se agrupam em núcleos e fibras nervosas, que, por sua vez se agrupam em feixes denominados tractos, fascículos ou lemniscos. Estes elementos da estrutura interna do tronco encefálico podem estar relacionados com relevos ou depressões de sua superfície. O conhecimento dos principais acidentes da superfície do tronco encefálico, como aliás de todo o sistema nervoso central, é muito importante para o estudo estrutura e função. Muitos dos núcleos do tronco encefálico recebem ou emitem fibras nervosas que entram na constituição dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexão no tronco encefálico. A identificação destes nervos e de sua emergência do tronco encefálico é um aspecto importante do estudo deste segmento do sistema nervoso central.
O tronco encefálico se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranial mente; e PONTE, situado entre ambos.
No tronco encefálico estão localizados vários núcleos de nervos cranianos, viscerais ou somáticos, além de centros viscerais como o centro respiratório e o vasomotor. A ativação destas estruturas por impulsos nervosos de origem telencefálica ou diencefálica ocorre nos estados emocionais, resultando nas diversas manifestações que acompanham a emoção, tais como o choro, as alterações fisionômicas, a sudorese, a salivação, o