Papel do fisioterapeuta no PSF/ESF
Orientar a família ou responsável, quanto aos cuidados com o idoso ou paciente acamado;
Programa saúde da família foi criado em 1994;
Em 2006 passou a ser Estratégia saúde da família;
É importante ressaltar que recomenda-se um número máximo de 4000 habitantes para cada equipe multiprofissional estabelecida, sendo a média ideal de 3000 habitantes;
Ainda em relação às atribuições comuns a todos os profissionais, é importante evidenciar a valorização de um atendimento humanizado.
Programa Saúde da Família
Introdução
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
O Programa de Saúde da Família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país. A Atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. O Programa Saúde da Família é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma unidade básica de saúde (UBS).
Atribuições Específicas
Executar ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso Cuidando do individuo nos procedimentos tais como: imobilizações de fraturas, mobilização de secreções em pneumopatas, tratamento de pacientes com AVC na fase de choque e