1245 8717 1 PB
Perceptions about the work of physiotherapist in Primary Health Care
Bruna Kenya Leite de Oliveira Novais1, Geraldo Eduardo Guedes de Brito2
RESUMO
ABSTRACT
A inserção do fisioterapeuta na atenção primária é considerada um processo em construção, devido à concepção predominantemente reabilitadora que a profissão ainda apresenta na sociedade. Este estudo teve como objetivo conhecer e discutir a percepção dos profissionais de nível superior (médico, odontólogo, enfermeiro) das Estratégias de Saúde da Família, do bairro Grotão (município de João
Pessoa-PB), sobre a Fisioterapia e o trabalho desenvolvido pela mesma junto a esta comunidade. Utilizou-se a metodologia qualitativa e descritiva, com análise de conteúdo.
Os profissionais entrevistados consideram o fisioterapeuta como um profissional que, mesmo inserido na atenção primária, desempenha um papel predominantemente reabilitador, apesar de citarem um grande número de ações desenvolvidas por esse profissional no tocante à promoção da saúde e à prevenção de doenças. Citam, como fatores limitantes ao trabalho do fisioterapeuta, a carência de recursos com maior aparato tecnológico e a ausência de um espaço físico especificamente planejado. Consideram que o trabalho desenvolvido potencializa as ações da equipe de saúde, reconhecendo a importância do profissional neste nível de atenção à saúde. Finalmente, as ações desenvolvidas pelo fisioterapeuta, segundo os entrevistados, promoveram excelentes resultados junto à população, garantindo um melhor acesso a serviços assistenciais e melhora da sua qualidade de vida.
The insertion of a physiotherapist in primary care is considered an ongoing process, due to the predominantly rehabilitative role in which the profession is still held by society.
This study aimed to identify and discuss the perception of graduate professionals (medical doctor, dentist, nurse) of the Health Family Strategy of Grotão