Fármacos Doenças Bucais
Tema: Estratégias de promoção da saúde bucal
Parte: Fármacos utilizados no tratamento de determinadas doenças da boca Lícia, Rúbia e Jéssica Parreiras
Doença: Gengivite
O objetivo é reduzir a inflamação. Os dentes são completamente limpos por um profissional. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover os acúmulos dos dentes.
Uma higiene oral cuidadosa é necessária após a limpeza dentária profissional. O profissional vai mostrar como escovar e como usar o fio dental. Além da escovação e do uso do fio dental, pode ser recomendada a realização de limpeza duas vezes por ano, ou com mais frequência em casos mais graves. Além de uma escovação e uma limpeza com fio dental cuidadosa e frequente, o uso de enxaguantes bucais antibacterianos ou outros produtos pode ser aconselhado.
A clorexidina é uma substância antimicrobiana, utilizada principalmente na forma de solução aquosa para bochechos ou em solução pastosa de creme dental.
Doença: Periodontite
Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente como exemplo, a raspagem.
Muitos tipos diferentes de antibióticos orais e tópicos podem ser utilizados para tratar a doença periodontal. Os tópicos são preferidos porque causam menos efeitos colaterais a os orais. Além disso, eles podem ser na forma de gel, cápsulas minúsculas, chip ou tiras, e podem ser aplicados sobre as gengivas ou abaixo delas. Esses antibióticos tratam a infecção bacteriana que causou a doença periodontal. Podemos citar cloridrato de tetraciclina, doxiciclina, minociclina, macrólidos, quinolonas, e metronidazol. Temos como resultado a redução da inflamação, do inchaço, da presença de bactérias, e regeneração ou preservação do tecido conjuntivo.
Doença: Cárie
O tratamento para cárie inclui obturações, tratamentos endodônticos e restaurações. O tratamento