Anatomia funcional do tronco cerebral
Objectivos
Descrever as partes do tronco cerebral e enumerar as suas funções; Saber quais as principais componentes do bulbo, da protuberância, do mesencéfalo e da substância reticular.
TRONCO CEREBRAL
O tronco Cerebral é constituído por:
•Bulbo
raquidiano; •Ponte ou Protuberância; •Mesencéfalo .
•O
tronco cerebral tem como principal função fazer a conexão entre a medula espinhal e o resto do encéfalo (cerebelo, diencéfalo, cérebro) sendo também responsável por muitas funções essenciais. Em caso de lesões no tronco cerebral, estas por muito pequenas que sejam, levam com frequência á morte, uma vez que os reflexos essenciais á sobrevivência são integrados no tronco cerebral.
Bulbo Raquidiano
BULBO RAQUIDIANO
O Bulbo Raquidiano tem cerca de 3cm de comprimento e é a parte mais inferior do tronco cerebral e continua inferiormente com a medula espinhal. O bulbo contém:
•Feixes nervosos ascendentes e descendentes; •Núcleos dos nervos cranianos e outros núcleos •Parte da formação reticular.
relacionados;
Embora a medula espinhal se funda, superficialmente, no bulbo internamente há diversas diferenças.
Bulbo Raquidiano
Medula Espinhal
Núcleos dispersos; Aglomerações de substâncias cinzenta composta por corpos celulares, com funções específicas;
Os feixes nervosos que passam através do bulbo não têm a mesma organização que os feixes nervosos da medula espinhal.
A substância cinzenta estende-se como uma massa continua e central; Os feixes nervosos tem uma organização diferente dos feixes do bulbo raquidiano.
Diferenças internas
PIRÂMIDES
Na superfície anterior do bulbo há duas proeminências chamadas de pirâmides. Estas são mais alargadas perto da ponte e afuniladas junto da medula espinal. São feixes nervosos descendentes, envolvidos no controle consciente dos músculos esqueléticos. Perto das suas extremidades inferiores a maior parte dos axónios destes