Trombose venosa
Enviado por: sheilla da silva batista morais | 8 comentários
Arquivado no curso de Enfermagem
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
denunciar
EMBOLIA PULMONAR
E
TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
Maria do Carmo – 37
Lurdes – 34
Neuza – 40
Marlene – 39
Elizabete – 09
Sheilla – 42
Claudia – 07
TROMBOEMBOLISMO PULMONAR (TEP)
CONCEITO:
Embolia ou Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é o bloqueio da artéria pulmonar ou um de seus ramos, geralmente ocorrendo quando um trombo venoso profundo (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões. A área do pulmão suprida por esta artéria poderá sofrer alterações com repercussões no organismo da pessoa, podendo causar sintomas. Os sintomas incluem dificuldade de respiração, dor torácica na inspiração e palpitações. Os sinais clínicos incluem baixa saturação de oxigênio sanguíneo – hipóxia – respiração rápida – taquipnéia – e freqüência cardíaca aumentada – taquicardia. Casos graves de embolia pulmonar não tratada podem levar a colapso, instabilidade circulatória e morte súbita.
O diagnóstico é baseado nestes achados clínicos em combinação com exames laboratoriais e estudos de imagem. Enquanto o padrão ouro para o diagnóstico é o achado de um coágulo na angiografia pulmonar. O tratamento é realizado com mediação anticoagulante incluindo Heparina e Warfarina (Marevan). Casos graves podem necessitar de trombólise com drogas como o ativador plasminogênio tecidual ou podem necessitar de intervenção cirúrgica através de trombectomia pulmonar.
FISIOPATOLOGIA:
Êmbolo, neste caso, é algo que não tenha fluidez necessária para passar por todos os segmentos da circulação pulmonar.Por exemplo, se um coágulo se forma em uma veia da perna esquerda e se solta do seu local de origem, o fluxo do sangue o transportará. Ele sairá da