Fundição
O que é: Nela ocorre a fusão, ou seja, a solidificação do metal líquido no qual se transformará em uma peça.
Mas esse processo não se restringe só ao ferro, ele pode ser empregado com os mais variados tipos de metais, como por exemplo, o alumínio, cobre, aço, etc.
Vantagens: A fundição tem muitas vantagens uma delas é que ela parte do metal liquido; ela pode fabricar peças de qualquer forma sendo ela interna ou externa, de qualquer tamanho, mas isso dependerá de suas instalações físicas. Outra vantagem é a automatização, caso precise fabricar várias peças em determinado tempo. Ela também pode oferecer economia de peso, pois pode obter a parede e o tamanho da peça que a gente quiser.
Etapas da fundição:
Modelo: ele tem o formato aproximado da peça, a partir dele é que será construído o molde no qual o material liquido será colocado e irá se solidificar e contrair. O modelo pode ser feito em madeira, aço, alumínio, resina plástica, dependendo pode até ser feito com isopor caso for apenas uma peça.
Molde: é o local aonde será colocado o metal fundido, ele é feito com material resistente ao calor, nesse caso o material é areia misturado com aglomerante no qual será moldada, a gente tira o molde e o material fica com o formato, mas estará oco, pois recebera o metal que fundirá a peça.
Macho: ele é feito de areia e serve para fazer os furos, vazios e reentrâncias das peças. Para fechar os moldes recebemos o metal liquido no qual se utiliza os machos.
Fusão: utilização do forno, o material liquido será despejado nesse cadinho que recebe e leva o metal até os moldes .
Vazamento: quando o metal liquido é despejado no molde e será solidificado.
Desmoldagem: retirada do molde, ela pode ser feita manualmente ou pelo processo mecânico.
Rebarbação: retirada da rebarba e do sobremetal .
Limpeza: retira o restante de areia, são utilizados jatos