trombose venosa profunda
Trombose venosa é a obstrução de veias pela formação de um trombo, ou seja, um coágulo de sangue. A trombose pode ocorrer em qualquer veia do organismo mas é mais freqüente nos membros inferiores.
As tromboses das veias do membro superior (no ombro, no ante-braço e no braço) também ocorrem com alguma freqüência e são principalmente desencadeadas por injeções dadas nas veias e por catéteres colocados nos braços dos pacientes nos hospitais.
[sobe]
O que é a trombose venosa profunda dos membros inferiores (TVP)?
A trombose venosa profunda é a obstrução das veias profundas dos membros inferiores por um trombo (coágulo de sangue). É a forma de trombose mais importante, tanto em termos de freqüência como em termos de gravidade. As veias profundas estão localizadas no meio dos músculos, junto aos ossos. Elas levam de volta ao coração a maior parte do sangue que circulou pelo membro, uma parte menor é levada pelas veias superficiais, que correm no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele.
As veias superficiais carregam o sangue que circula nesses tecidos e servem também de circulação colateral, quando as veias profundas estão obstruídas.
[sobe]
Quais são as complicações da trombose venosa profunda?
O que mais preocupa na trombose venosa profunda são suas complicações aguda e crônica:
A complicação aguda, que é séria e pode ser mortal, chama-se embolia pulmonar (EP). Ocorre quando um pedaço do trombo, ou mesmo o trombo inteiro (êmbolo), se solta e vai para a circulação do pulmão. Pode causar alterações na respiração e na circulação, chegando mesmo à parada cardíaca.
A alteração crônica é a síndrome pós-trombótica. Acontece porque, em boa parte dos pacientes, as veias nunca mais se desobstruem ou ficam danificadas com a alteração em suas paredes e válvulas. Ela provoca uma pressão alta nas veias no terço distal da perna e no tornozelo e, algum tempo depois da trombose, pode surgir inchaço, escurecimento e endurecimento da pele e