Problemas no planeta congestionado
2012
INTRODUÇÃO
Durante séculos, o número de pessoas na Terra aumentou muito pouco. A marca de 1 bilhão de habitantes foi alcançada em 1800. A partir dos anos 1950, porém, melhorias nas condições de vida em regiões mais pobres provocaram uma rápida expansão. Em apenas meio século, a população mais do que dobrou de tamanho, chegando a 6 bilhões em 2000. As projeções indicam que, em 2050, será 9,3 bilhões de habitantes no planeta, índice que atingirá os 10 bilhões até o final do século, antes de estabilizar. O aumento ocorrerá principalmente em países africanos que registram altas taxas de fertilidade.
REFERENCIAL TEÓRICO
Neste dia 31 de outubro de 2011, a ONU – Organização das Nações Unidas anunciou que a população mundial chegou ao número inimaginável a algumas décadas, de 7 bilhões de pessoas.
A data é simbólica, já que a ONU usa as perspectivas globais de fecundidade e mortalidade e os censos dos países. Estima-se que 3% da população mundial são deixados de fora.
Mas o número serve para vários alertas.
O primeiro deles é que há mais pessoas no mesmo planeta. Planeta este com menos recursos naturais à disposição do homem, já que estes foram desgastados de maneira irresponsável, e carente ainda de justiça social.
O mundo é bastante heterogêneo. Enquanto há nações cuja população usa bens e serviços de que no fundo não precisa, porque as condições econômicas a favorece, em outras, água, comida e combate as doenças ainda são sonhos distantes.
Parte da realidade vivida hoje por este mundo de diferenças passa pelo setor de transportes, tanto de carga como de passageiros.
No setor de transportes há um universo de fatos relacionado à vida da humanidade.
Os transportes consomem boa parte dos recursos para seu funcionamento e interferem no meio ambiente, como o uso em