Trombose Venosa Profunda 2 1
Definição A flebotrombose refere-se à formação de um trombo ou trombos em uma veia; em geral, a coagulação está relacionada com estase, anormalidade das paredes da veia e anormalidades no mecanismo de coagulação. As veias superficiais e profundas podem ser afetadas; todavia, as veias profundas dos membros inferiores são as mais comumentes afetadas.
A TVP é a trombose das veias profundas, e não das veias superficiais. Tendo como complicações graves a embolia pulmonar e a síndrome pós-flebítica.
TVP distal: acometendo vasos distais, veias poplíteas; o prognóstico e o risco de TEP são piores nestes casos;
TVP proximal: envolvendo veias
Fisiopatologia e Etiologia
Acredita-se que três fatores antecedentes desempenham um papel significativamente no desenvolvimento das tromboses venosas:
Tríade de Virchow
Estase do sangue, lesão da parede vascular e alteração da coagulação sanguínea.
A trombose não ocorre apenas com estase, em geral, dois dos três fatores ocorrem antes que a trombose se desenvolva. Situações relacionadas com a trombose
Estase venosa - após cirurgias, parto ou repouso no leito em consequência de qualquer enfermidade prolongada.
Permanência prolongada na posição sentada ou como complicação de veias varicosas.
Lesão (equimose) de uma veia; pode resultar de traumatismo interno por cateteres IV, infusão de medicamentos e/ou infiltração de medicamentos.
Extensão de uma infecção dos tecidos adjacentes ao vaso.
Pressão contínua de um tumor, aneurisma ou ganho de peso excessivo, durante a gravidez.
Atividade não habitual em uma pessoa de hábitos sedentários ( particularmente levantamento de peso pesado ou sustentação prolongada de objetos pesados – afeta a trombose dos membros superiores).
Hipercoagulabilidade associada a doença maligna, discrasias sanguíneas.
Os procedimentos cirúrgicos de maior risco para TVP são neurocirurgias e cirurgias ortopédicas, sobretudo cirurgias do quadril e joelho.
Fatores de risco
Fatores