TROMBOSE VENOSA CEREBRAL
Introdução
Ao contrário do que ocorre no AVC, pacientes com TVC geralmente são adultos jovens ou mesmo crianças. As mulheres são mais acometidas, numa proporção de 3:1, e sua incidência anual atinge 3 a 4 casos por milhão na população geral, podendo chegar a sete por milhão na população pediátrica. Dessa forma, a TVC é afecção pouco frequente, caracterizando-se também por apresentar manifestações clínicas polimórficas e, de modo geral, exibindo bom prognóstico ao ser reconhecido e tratado precocemente.
Etiologia
A TVC pode ser séptica ou asséptica. As formas sépticas, habitualmente causadas por infecções do ouvido interno, erisipela e osteomielite da calota craniana, têm se tornado todas as mais raras devido ao diagnóstico e tratamento precoces desses processos infecciosos. O seio cavernoso é a estrutura mais comumente envolvida nos processo sépticos do sistema venoso cerebral, e a tromboflebite do seio cavernoso, geralmente consequente a infecções dos seios paranasais, órbita ou estruturas faciais caracteristicamente cursam com oftalmoplegia dolorosa, equimose e proptose, inicialmente unilaterais e com frequente disseminação para o seio cavernoso contralateral.
Atualmente as formas assépticas nitidamente predominam sobre as tromboflebites, podendo acometer tanto os seios venosos durais quanto os sistemas venosos superficiais e profundos. Envolvimento de múltiplas veias e seios venosos são a regra, ocorrendo em cerca de três quartos dos pacientes com TVC, e os sítios venosos mais frequentemente acometidos é o seio sagital superior e transverso. Cerca de 20% dos casos de TVC não têm causa definida, e aproximadamente 70% dos pacientes com definição etiológica apresentam estados pro trombóticos, sejam primários ou com maior frequência, secundários à gravidez e puerpério, doenças sistêmica ou hematológica, ou a uso de drogas.
Tabela-Principais causas de TVC
Gravidez/ puerpério.
Deficiência de proteínas C, S, antitrombina III, resistência à