Trocadores de Calor
Engenharia Elétrica
RELATÓRIO DE FENOMENOS DE TRANSPORTE II
Iane Gonçalves
Ianine Paiva
Igor Farias
Victor Fortunato
Yslas
Salvador, Bahia, Brasil.
2014
UNIFACS – Universidade Salvador
Engenharia Elétrica
RELATÓRIO DE FENOMENOS DE TRANSPORTE II
Trabalho proposto pela professora Jardel referente a matéria Fenômenos II, do curso de Engenharia Mecânica, 5º semestre da UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR.
Iane Gonçalves
Ianine Paiva
Igor Farias
Victor Fortunato
Yslas
Salvador, Bahia, Brasil.
2014
Resumo: Trocadores de calor são utilizados em diversos processos industriais, abrangendo praticamente todas as indústrias. Sua função é resfriar ou aquecer vários fluidos, tais como: água, óleos, líquidos voltados para o mercado alimentício, farmacêutico entre outros.
1. OBJETIVO
O método de ensino aplicado nas faculdades nos cursos de Engenharia Mecânica é normalmente realizado da forma tradicional: aula expositiva e resolução de problemas. Ao fim do curso o aluno não possui o "feeling" do projeto de engenharia e carregando consigo uma insegurança profissional. O desenvolvimento, ao longo do curso, de aulas práticas, permite a construção de habilidades profissionais, desenvolve o espírito científico e prática profissional, e sedimenta conceitos teóricos. O objetivo das aulas práticas é a identificação e a aplicação dos conceitos teóricos adquiridos em sala de aula à pratica industrial.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O processo de troca de calor entre dois fluidos, que estão em diferentes temperaturas e separados por uma parede sólida, ocorre em muitas aplicações da engenharia. Os equipamentos usados para implementar esta troca são denominados trocadores de calor, e aplicações específicas podem ser