Triste fim de policarpo quaresma
* Autor: Lima Barreto * Obra: Triste fim de Policarpo Quaresma * Edição: Não localizada * Editora: Editora Ática * Local e data da publicação: São Paulo/1983
* Pesquisa:
* Biografia do autor:
Lima Barreto
1881 – Afonso Henriques de Lima Barreto nasce no RJ em 13 de maio.
1887 – Fica órfão de mãe. Frequenta a escola pública, onde é aluno brilhante.
1895 – Transfere-se para o Ginásio Nacional. No ano seguinte concluirá no Colégio Paula Freitas, os preparatórios para o ensino superior. 1897 – Ingressa na Escola politécnica do RJ.
1903 – Seu pai enlouquece. Abandona a Escola Politécnica e vai trabalhar na Secretaria de Guerra para poder sustentar a família. Frequenta os meios boêmios e intelectuais do RJ.
1905 – Trabalha como jornalista profissional no Correio da Manhã.
1909 – Seu romance, Recordações do escrivão Isaías Caminha, é lançado em Lisboa.
1911 – Triste fim de Policarpo Quaresma é publicado em folhetins pelo Jornal do Comércio.
1914 – É recolhido a um hospício.
1916 – Doente, interrompe temporariamente sua atividade literária e profissional. Atua na imprensa anarquista, onde publica Manifesto Maximalista.
1918 – É aposentado do seu cargo na Secretaria da Guerra, por invalidez.
1919 – Novamente é recolhido ao hospício, de onde só sairá no ano seguinte.
1922 – Vítima de colapso cardíaco falece no RJ em 1º de novembro.
* Estrutura da Obra:
* Assunto: O assunto que a obra aborda é o patriotismo exagerado do personagem principal (Policarpo Quaresma), as fases (revoltas, batalhas) que antecederam a instalação da Primeira Republica – governo de Floriano Peixoto (1891 – 18940), além de abordar as “obrigações que a sociedade empunha” quanto ao modo das mulheres da época se portar. * Enredo: Apesar de não ser major, Policarpo Quaresma era mais conhecido por Major Policarpo Quaresma. Vivia com sua irmã em uma cidade do RJ. Policarpo era um homem extremamente patriota, era também muito