Trio em lá menor
Esse conto narrado em terceira pessoa segue um andamento musical dividido em quatro movimentos: adágio cantabile, allegro ma non troppo, allegro apassionato e minueto.
Adágio cantábile fala sobre Maria Regina que esta ao pé da cama, já na hora de dormir, pensando nos dois pretendentes que foram a sua casa neste mesmo dia e que proporcionaram a ela e sua avó uma agradável noite. A dúvida era qual rapaz escolher qual rapaz para namorar, isto lhe era muito custoso, pois ambos tinham pontos positivos que lhe agradavam, Miranda era bom com as palavras e Maciel tinha lindos olhos.
Já em allegro ma non tropo, Maria e a avó presenciam uma ação heroica de Maciel que salva uma criança da carruagem destas mesmas duas senhoras. Maria se coloca prontamente a fazer os curativos no herói e neste momento se admira com a beleza do rapaz, porém quando este parte para uma conversa com a avó de sua pretendente mostrar não conhecer nada mais que meras fofocas e futilidades. allegro apassionato por sua vez começa sendo um prolongamento da conversa do rapaz com a senhora, Maria acha aquela conversa muito inútil, mas ainda aprecia a beleza do rapaz. Para lhe dar maior magnitude imagina cruelmente que lhe saindo da boca as belas frases de Mirando e assim passa algum templo a apreciar esta tua criação perfeita.
Logo chega Miranda e os rivais se cumprimentam, não demora e Maciel vai embora, agora Maria faz o contrario com Miranda, pois quanto este lhe parece frio e fatigado tocando piano a moça imagina-lhe a fisionomia e notabilidade heroica de Maciel e terminou a noite por apreciar novamente sua criação mista e esplendida.
O tempo foi passando e cada vez Maria queria, mas esta mistura e menos só a um dos dois. Estes por sua vez se cansaram e foram procurar outro alguém que gostasse do seu todo. Maria, porém, viveu o resto da vida com o velho dilema de sempre querer o que não existe, o completamente pelo, procurou estrelas que juntas lhe trariam uma sensação boa,