Capacitores
Capacitores
Aluno: Vinicius Batista da Fonseca Silva
Professor: Julio Cesar
2º D SMI
Data: 29/04/2014
Introdução
No trabalho serão apresentadas as funcionalidades do capacitor, incluindo seus diferentes tipos, suas variadas utilizações e também cálculos e fórmulas. Isso tudo será feito com o intuito de aprender os benefícios que o capacitor pode gerar em um circuito elétrico.
Funcionamento dos capacitores
Capacitores são componentes que têm por função armazenar energia elétrica.
Os capacitores comuns são formados por duas peças de material condutor, separadas por um material isolante, conforme ilustrado na figura.
Quando uma tensão é aplicada entre estas placas condutoras, chamadas armaduras, ele se carrega: uma armadura armazena cargas positivas e a outra armazena cargas negativas.
A quantidade de cargas na armadura positiva é a mesma armazenada na armadura negativa, apenas tendo polaridade oposta.
O material isolante, denominado dielétrico normalmente dá nome ao capacitor (mica, poliéster, cerâmica, etc.).
A forma como os capacitores são construídos pode variar assim como o tamanho dependendo de quanto de carga se deseja que eles armazenem.
Cálculos e fórmulas
Capacitores em Série: Os capacitores em série se dividem (ao contrário da associação de resistores). Pode ser calculada da seguinte forma:
Capacitores em paralelo: Os capacitores em paralelo se somam (ao contrário da associação de resistores).
E se tivermos apenas dois capacitores, podemos usar essa fórmula:
Capacitância: Os fatores que afetam a capacitância são: a área das placas (armaduras); a distância entre as placas (armaduras); o tipo de dielétrico (isolante). Quanto maior for a área das placas, mais carga será acumulada para uma dada tensão; portanto, maior será a capacitância. Quanto mais isolante o meio