REGULAMENTO DE ESPORTES
REGULAMENTO de esportes
Capítulo I
DAS FINALIDADES
Art. 1º - O REGULAMENTO DE ESPORTES DO ESTADO tem por finalidade: I - preservar e divulgar os hábitos, os costumes, as tradições e o folclore rio-grandense; II - estabelecer normas claras, orientando e definindo as diretrizes para a prática dos esportes tradicionais, possibilitando a sua adoção em todo o estado; III - facilitar a realização de eventos esportivos e torná-los homogêneos, permitindo a que os participantes conheçam as regras antecipadamente e elas sejam adotadas por todo o MTG.
Art. 2º - As provas esportivas previstas neste Regulamento são: I - Jogo de tava; II - Jogo de truco; III - Tetarfe; IV - Bocha Campeira; V - Solo.
Capítulo II
DAS MODALIDADES
Seção I
Jogo de Tava
Art. 3º - Especificação: A Tava é o astrágalo do vacum e divide-se em 4 partes para efeito deste regulamento. OSSO - CHAPA DE BRONZE - CHAPA DE FERRO e PINOS DE FIXAÇÃO. Parágrafo único - A Chapa de Bronze, corresponde a “SORTE” e a Chapa de Ferro, corresponde ao “CULO”.
Art. 4º - Cancha - A Cancha para a prática do jogo da tava, deverá ter as seguintes medidas: de 7 (sete) metros até 9 (nove) metros de raia a raia. § 1º - Dentro destas medidas, poderá haver variações de comprimento, de acordo com a Comissão Organizadora do evento. § 2º - Picador - Inicia na raia e deverá ter o máximo de 3 (três) metros de comprimento por 2 (dois) metros de largura. § 3º - Bacia - Localiza-se dentro do picador e deverá ter 50 cm x 50 cm. § 4º - O piso do picador deverá ser de terra molhada (barro).
Art. 5º - PARTICIPANTES: Todos os participantes, deverão estar representando uma Entidade Tradicionalista filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. § 1º - Os jogos serão disputados na modalidade “TRIO” podendo ser inscrito 1 (um) reserva para cada trio. § 2º - Todos concorrerão à premiação individual sendo que para a contagem dos pontos por equipe não valerão os pontos do reserva.