Trigo
Classificação do Trigo
Curso: Tecnologia de Alimentos
Disciplina: Matérias Primas Agropecuárias
Nome: Higor do Carmo Nicolini RA: 69370
Nome: Priscilla Cantarero de Freitas RA: 69108
Nome: Willian G. Marrafon RA: 68431
Nome: Luiz Eduardo Pioli RA: 69572
Araras/SP
Introdução
A classificação das cultivares de trigo obedece à Instrução Normativa 1, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 27 de janeiro de 1999, denominada "Norma de Identidade e Qualidade do Trigo", publicada no Diário Oficial da União de 29 de janeiro de 1999 ficando revogadas, a partir desta data, a Portaria Ministerial n 167, de 29 de julho de 1994 e a Portaria N 268, de 21 de setembro de 1998, da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Tendo em vista que a classificação estima o potencial genético da cultivar, quando cultivada em condições adequadas, esta não garante, absolutamente, a mesma classificação para um lote comercial específico, cujo desempenho dependerá de condições de clima, solo, adubação, tratos culturais, secagem, armazenagem.
Objetivo
Classificar os trigos em grãos quanto aos defeitos e materiais estranhos de acordo com a tabela padrão, determinar o peso do hectolitro (PH) através da leitura por volume, e a umidade em (%) do trigo em grãos.
Metodologia
Experimento 1 - Classificação do trigo quanto aos defeitos e material estranho
Pesou-se 100g do trigo em grãos e separou-se os grãos com defeitos, utilizou-se um guia com foto para identificar materiais estranhos, pesou-se as frações com defeito.
Experimento 2 - Determinação do peso do Hectolitro
Utilizou-se uma proveta de 100 ml, pesou-se 50g de trigo em grãos, com o auxilio de um funil, despejou-se o trigo de forma uniforme na proveta foi feita a leitura do volume correspondente, esse procedimento foi realizado três vezes.
Experimento 3 – Determinação da Umidade (%)
Pesou-se 5g de grãos de trigo e colocou-se em três placas de petri que estavam