Detalhe e conservação auto - introdução
Quem chegou agora ou quem ainda não está dentro do assunto, tem aqui um guia para conseguir resultados com o quê e porquê. O sucesso não depende apenas dos produtos, mas do método e acessórios utilizados.
Os produtos e acessórios aconselhados encontram-se disponíveis na loja do fórum. Os processos devem seguir a ordem descrita e deve ser tudo feito à sombra e sem que o carro esteja quente.
Temos dois conjuntos de tarefas que se devem realizar. A primeira é o tratamento, que se realiza uma ou duas vezes por ano e pelo qual se deve começar. A outra é a manutenção do automóvel.
1. Tratamento
1.1 Exterior
1.1.1 Lavagem
A lavagem que fazíamos tem muitas falhas tanto no processo como nos produtos e acessórios utilizados.
Devemos utilizar um shampoo de qualidade que seja suave com a superficie do carro e que simultâneamente remova a camada de sujidade acumulada no dia-à-dia. O que acontece com a maiora dos shampoos disponíveis é que ou são demasiado eficazes e retiram a camada protectora (cera) e a longo prazo provocam danos no verniz ou são tão suaves que não limpam condignamente. Um exemplo do shampoo usado aqui é o "Sonax Gloss Shampoo".
Deve-se usar um balde duplo ou dois baldes (ver posts no fórum com exemplos). Para quem já lavou o carro, e se pensar bem, vai ver que se lembra que a água do balde fica preta no fim da lavagem. Já pensaram que podem estar a limpar menos o carro e podem mesmo estar a danificar a pintura com a água suja? O conceito é muito simples: um recipiente só com água e outro com o shampoo. Ao lavar uma area do carro, passa-se a seguir por água para retirar a sujidade e residuos e só depois é que se passa no shampoo.
Com que é que se aplica o shampoo no carro? Com uma luva de pele natural de ovelha. Esta luva não risca o carro, mesmo quando "agarra" a sujidade de uma área do carro. Liberta fácilmente a sujidade quando passada por água e ainda absorve muito shampoo para que se