Triglicerideos
2- A diferença entre os termos óleo e gordura está na sua forma física. As gorduras são sólidas ou pastosas e os óleos são líquidos, à temperatura ambiente (25ºC). Ambos são formados, predominantemente, por triésteres de ácidos graxos e glicerol, chamados, triacilgliceróis. Os ácidos graxos possuem, em geral, uma longa cadeia constituída de átomos de carbono e hidrogênio e um grupo terminal denominado grupo carboxila.
3- Produzidos no fígado ou extraídos de alimentos ricos em carboidratos, os triglicerídeos são lipídios, popularmente conhecidos como gorduras, cuja função principal é fornecer energia para o funcionamento do organismo. Quando o organismo não necessita desta energia, eles são armazenados no interior de células denominadas adipócitos (células de gordura), que por sua vez formam o tecido adiposo.
4- LDL: famoso colesterol “ruim”. Concentrações elevadas de LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substancias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução das artérias. Nesta condição ocorre a aterosclerose. HDL: O colesterol “bom”. Cerca de um terço a um quarto do colesterol é transportado por lipoproteínas de alta densidade HDL (high density lipoprotein). Concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado.
VLDL: A VLDL é sintetizada quando há um excesso de Triacilgliceróis+Colesterol, VLDL leva Tracilgliceróis do Fígado para Tecidos(Adiposo/Muscular) para estoque ou obtenção energia.
QUILOMICRON: São grandes partículas produzidas