Triglicerideos Trabalho
Triglicerídeos (TG)
Lipoproteina de muito baixa densidade (VLDL)
Lipoproteina de baixa densidade (LDL)
Lipoproteina de alta densidade (HDL)
Lipoproteina de densidade intermediária (IDL)
Triglicérides ou triglicerídeos (TG) São um tipo de gordura (lipídeos), composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos.
São a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo na forma de gordura. São as formas mais importantes de armazenamento e transporte de ácido graxos; São sintetizados no fígado e intestino; Constituem as principais frações dos quilomícrons, das VLDL e pequena parte das LDL presentes no plasma. Cerca de 90% das gorduras ingeridas na dieta são triglicerídeos formados por ácidos graxos saturados e insaturados. Os triglicerídeos dos quilomícrons e das VLDL sofrem rápida metabolização pela ação da lipase lipoproteína (LPL), da lipase hepática e da proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP). Durante o catabolismo, os triglicerídeos são hidrolisados, os ácidos graxos livres são liberados para o plasma e o colesterol é transferido das HDL para as VLDL. São ocasionadas pela ingestão excessiva de alimentos ou, mais raramente, por mutação genética de enzimas da via metabólicas dos lipídios.
Causas:
O consumo excessivo de gorduras e açúcares;
Consumo excessivo de álcool;
Excesso de peso ;
Hipotireoidismo;
Diabetes ;
Defeitos hereditários ;
Alguns medicamentos;
Tabagismo.
Causas Genéticas:
Hiperliproteinemia tipo I: É uma causa rara, bem caracterizada pela hTG. É provocada por defeito da enzima lipase de lipoproteína (LPL) ou de seu cofator apoC-H.
Esta via pode ser afetada por outras desordens, como diabetes melito tipo I ou tipo II, pois a LPL requer insulina para a sua atividade plena.
Duas desordens da TG são geneticamente determinadas:
Hiperlipidemia familial combinada: É uma