Triglicerídeos
Trabalho de Química
Tema: Triglicerídeos
Turma: 3°E
Mateus Maffort Cadina n° 26
Introdução
Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglicerídeos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal.
Os triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo pelo fígado. As triglicérides são importantes, pois servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente. Quando há um excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.
Índice
O que são os triglicerídeos.
Níveis sanguíneos adequados de triglicerídeos.
Causas de hipertrigliceridemia.
Dieta e triglicerídeos.
Sintomas dos triglicerídeos altos.
Complicações da hipertrigliceridemia.
Tratamento para baixar os triglicerídeos.
O que são os triglicerídeos?
Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R). Veja sua fórmula genérica abaixo, onde o R corresponde a um radical hidrocarboneto, isto é, uma cadeia carbônica composta apenas de carbonos e hidrogênios, sendo que, neste caso, possui mais de 11 carbonos.
Ele é um material graxo, que no cotidiano corresponde a óleos ou gorduras indispensáveis à nossa alimentação,de origem vegetal (óleo de dendê, de caroço de algodão, de amendoim, de oliva, de milho, de soja, de girassol, gordura de coco e manteiga de cacau) ou animal (sebo bovino, fígado de bacalhau, manteiga feita do leite, banha suína e óleo extraído da gordura de capivaras).
Visto que os triglicerídeos se encontram na forma de gordura na alimentação que consumimos;