Tridimensionalidade - Miguel Reale
ELIAS ALVES
EMMANUEL ANDRADE
EVELIN SANTOS
TRIDIMENSIONALIDADE DO DIREITO
Itabuna – Ba
Junho/2013
ELIAS ALVES
EMMANUEL ANDRADE
EVELIN SANTOS
TRIDIMENSIONALIDADE DO DIREITO
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Direito da Faculdade FTC como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução ao Estudo do Direito ministrada pelo Prof. Josevandro Nascimento.
Itabuna – Ba
Junho/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................................4
2. TRIDIMENSIONALIDADE DO DIREITO........................................................................5
3. CONCLUSÃO......................................................................................................................9
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva adentrar o campo das teorias que explicam o Direito. Por ser criação cultural plurifacetado e complexo, torna-se difícil explicar o próprio conceito de Jus. Ademais, cada escola ou corrente propõe uma interpretação ou concepção diferente acerca do tema. Assim, jusnaturalistas, historicistas, sociologistas e normativistas contribuem com propostas diferenciadas, geralmente monísticas e unilaterais.
Esta obra pretende focar a teoria exposta pelo jusfilósofo brasileiro Miguel Reale (1910–2006). Com grande rigor lógico, precisão e originalidade em sua produção científica, alcançou projeção mundial, sendo conhecido e reconhecido internacionalmente. Sua idealização concilia e supera as propostas das escolas acima supracitadas pois entende o campo da ciência jurídica de forma integral e inseparável onde as três dimensões da experiência jurídica se correlacionam de forma dinâmica, a que o autor denomina Teoria Tridimensional do Direito.