Tricuríase
Os Tricuroidea são vermes de tamanho pequeno ou médio, cujo corpo é *filiforme em sua porção anterior e *fusiforme posteriormente. Os órgãos bucais são rudimentares, e o esôfago, desprovido de elementos musculares, reduz-se a um tubo capilar atravessando uma coluna de células glandulares, os esticócitos, que formam em conjunto o esticossomo.
O homem é habitualmente parasitado por Trichuris trichiura, cuja distribuição geográfica é mundial; e por outro helminto – Trichinella spiralis, inexistente no Brasil. Há outras espécies da mesma superfamília que só raramente foram descritas como infectando o homem.
Este helminto é conhecido também por tricocéfalo, em vista de ter sido usado para ele, durante muito tempo, o nome Trichocephalis trichiurus (hoje ligado à sinonímia). A doença tricuríase, tricurose ou tricocefalose.
Na grande maioria dos casos, o parasitismo é silencioso. Mas pacientes que, em vista de suas condições físicas, ou das condições gerais de vida, contraem, elevado número de vermes passam a sofrer de pertubações intestinais cuja gravidade chega inclusive a provocar a morte.
Morfologia e ciclo de vida:
Os vermes adultos medem de 3 a 5cm de comprimento, sendo os machos pouco menores que as fêmeas. A parte delgada anterior é mais longa que a posterior, fazendo com que se pareçam a pequenos chicotes. Na extremidade anterior do segmento delgado está a boca, provida de um estilete; ao longo de toda a extensão desse segmento, o espaço encontra-se ocupado pelo esticossomo (esôfago), que continua depois com o intestino. A parte posterior, mais volumosa, contém o intestino, o reto (ou cloaca) e os órgãos reprodutores.
Os vermes adultos vivem no ceco, menos vezes no colo, no apêndice ou nas ultimas porções do íleo, sempre com a porção anterior mergulhada na mucosa intestinal, de onde retiram seu alimento. Admite-se para T.trichiura uma longevidade de 6 a 8 anos; excepcionalmente, mais. No entanto, a maioria dos vermes é eliminada antes de 3