Vermes Biologia
Introdução.....................................................................................02
Ascaridíase....................................................................................03
Tricuríase......................................................................................04
Referências Bibliográficas............................................................05
01
INTRODUÇÃO
Verificando-se os dados da Organização Mundial de Saúde, a qual afirma que pelo menos 2 bilhões de pessoas estão infectadas por algum tipo de verme, percebe-se a importância de se informar sobre o assunto. Este trabalho irá abordar duas das mais comuns verminoses, mostrando as formas de contágio, sintomas, tratamento e outras informações úteis acerca do tema.
02
ASCARIDÍASE
Causada pelo parasita Ascaris lumbricóides, a ascaridíase é também conhecida como Lombriga, sendo também a mais comum verminose no mundo. O verme, como se observa na imagem, é cilíndrico e amarelado, podendo chegar até 40cm de comprimento.
A fêmea, já no hospedeiro, pode produzir até 200 mil ovos por dia, dando origem a novos parasitas e sendo eliminados nas fezes. A contaminação se dá pela ingestão de alimento contaminado por estes ovos, sendo as fezes do hospedeiro o intermediário nesse ciclo. O local de contaminação mais comum é o solo (onde há alimento sendo cultivado) que entra em contato com as fezes contaminadas, acarretando na ingestão dos ovos do parasita.
Após a ingestão do alimento infeccionado, os ovos liberam larvas na circulação sanguínea, se instalando nos pulmões e causando alguns problemas como tosse seca, irritação brônquica, dificuldade respiratória e febre. Quando atingem sua fase adulta, sobem à faringe, onde são engolidas novamente e vão parar no intestino delgado, seu destino final. Outros sintomas comuns são dor abdominal, flatulência, cólica, diarréia, náuseas,