Tricuriase
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA
OLINDA, DEZEMBRO DE 2014
Crislâne Marques de Oliveira
Mellina Raysa Silva Praxedes
Tania Maria da Costa
TRICURÍASE
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Microbiologia médica, no Curso de Hemoterapia, da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, para Professora Vânia Braz.
OLINDA, DEZEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
A tricuríase, também conhecida como tricuriose ou tricocefalose, é uma doença intestinal (parasitos alojam-se principalmente na mucosa do ceco), mas que pode afetar o cólon, o apêndice, e mais raramente o íleo. Causada pelo Trichuris trichiura, popularmente conhecido como verme chicote, tem infestação geralmente paralela a do Ascaris. Na maioria dos casos, o parasitismo é silencioso, porém os pacientes, dependendo da sua condição física ou até mesmo condições gerais de vida, acabam por contrair um número muito elevado de vermes e então passam a sofrer de perturbações intestinais que podem ser tão graves e levar à morte.
TRICURÍASE
Etiologia
A patologia é causada pelo nematelminto Trichuris trichiura, que se aloja geralmente no intestino grosso e em infecções leves a moderadas, estes vermes habitam frequentemente o ceco e o cólon ascendente de hospedeiros. Nas infecções mais graves, eles habitam também o cólon distal, o reto e a porção distal do íleo. São vermes redondos de tamanho pequeno ou médio, filiformes em sua porção anterior e fusiformes posteriormente, dando a eles um aspecto de chicote. T. trichiura é também denominado tricocéfalo ou triciuro. Os vermes adultos medem de 3 a 5 cm de comprimento, sendo os machos um pouco menores que as fêmeas. Na extremidade anterior do segmento delgado está a boca, seguida pelo esôfago, bastante longo e delgado. A parte mais posterior contém o intestino, o reto (cloaca) e os órgãos reprodutores. As fêmeas e os machos têm os órgãos sexuais