Tributação História antiga
Telma Petrochinski Barbosa
Professor Orientador Sonia Cristina Rado
Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0282) - História Antiga
23/11/2013
RESUMO
Esta pesquisa aborda o desenvolvimento da tributação na civilização da Mesopotâmia e suas repercussões sociais e também como a religião teve influencia no surgimento da tributação, e como as guerras eram importantes para o aumento dos impostos. Mostrando como os reis administravam a tributação para arcar com as despesas de expansão de território.
Palavras-chave: Tributação, Mesopotâmia, sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo busco aprofundar os conhecimentos sobre como se desenvolveram os tributos na civilização da Mesopotâmia e seus reflexos sociais sobre a população menos favorecida. Desde o inicio da sociedade os impostos são uma pesada carga para a população que não faz parte da aristocracia. Embora em sua concepção os tributos eles sejam benéficos a sociedade, estes desde os primórdios da civilização, nem sempre são utilizados em favor da população.
"Neste mundo nada é certo, exceto a morte e os impostos."
- Benjamin Franklin, em uma carta para M. Leroy, 1789.
2 DESENVOLVIMENTO DA TRIBUTAÇÃO NA MESOPOTÂMIA.
Situada entre os rios Tigre e Eufrates à cerca de 8500 a./C. a Suméria é o berço da civilização, onde os homens conceberam técnicas de agricultura e irrigação possibilitando assim o estabelecimento de povoados e posteriormente de cidades estados. Foram desenvolvidas técnicas de agricultura irrigada realmente grandiosas, também desenvolveram um sistema de governo, religião organizada, forma de escrita e consequentemente uma sociedade de classes como conhecemos.
Nessa época eram comum os homens homenagearem seus Deuses e líderes com presentes a que davam o nome de tributos. (Receita Federal. HistoriaTributos) Conseqüências desse desenvolvimento proveram à necessidade dos impostos para