Tribo Kayapós
Sobre os Kayapós
Kayapó é um termo que possui como significado “aqueles que se assemelham aos macacos”, pois quando realizavam rituais, utilizavam máscaras de macacos e realizavam danças curtas. Entretanto preferem ser chamados de mebengokre para se referirem a si próprios que significa “os homens o buraco/d’água.
Em relação à língua, são pertencentes à família linguística Jê, do tronco Jê.
Possuem duas grandes divisões: os kayapós meridionais ou do sul, e os kayapós setentrionais ou do norte.
Localização
Os kayapós se localizam sobre o Planalto Central, nos estados de Mato Grosso e do Pará. Devido a localização enfrentam duas estações, as secas (inverno) e chuvosas (verão).
As Estações
A estação seca apresenta como característica dias quentes e ventosos e noites agradáveis, sendo considerada pelos caiapós como “tempo bom”. E na estação chuvosa se caracteriza por chuvas torrenciais e pela presença de mosquitos, chamando-se de “tempo de chuva”.
Organização Social
As casas das aldeias são construídas em formato de círculo, tendo em sua volta uma praça descampada. No meio dessas aldeias há a casa dos homens, onde os mesmos se reúnem para discutir e é onde ocorre também os rituais.
Habitam as famílias inteiras nas casas, pois as mulheres ao casarem-se trazem seu marido para morar em suas casas, quando a residência chega em torno de 40 pessoas, inicia uma construção de casas próximas a essa.
Pinturas Corporais
Antes do contato, nenhum dos dois sexos usava qualquer espécie de roupa, somente a pintura corporal e alguns enfeites, como colares, braceletes e brincos.
A pintura corporal possui uma função social e mágico-religiosa. Para receber a pintura a pessoas deve estar com saúde e com a pele limpa e os desenhos se diferem do adulto para o infantil.
A pintura corporal Kayapó e seus elaborados adereços de miçanga são admirados pelo mundo afora. A sofisticação de sua arte causa surpresa para aqueles que não esperam encontrar tamanha