Tribo Kayapo
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos falar sobre os índios da tribo Kayapós que foram muito importantes para a evolução humana.
Vamos falar de tudo que os Kayapós fazem no seu cotidiano, mostrar a vida deles e como eles estão atualmente e o que fazem para melhorar sua vida e evitar a perda de seu território.
Localização
Localizam-se sobre o Planalto Central, mais precisamente nos estados de Mato Grosso e do Pará. Com essa localização, enfrentam duas estações: as estações secas (inverno), que vai de maio a outubro e chuvosas (verão), de novembro a abril.
Manifestações
No corpo, o sangue corre seguindo um traçado natural das veias e artérias. Mas sobre o corpo o homem “realiza a arte” com desenhos em vermelho, testemunha de uma vida social intensa, como só os índios sabem executar. Essa pintura corporal é completada pelo preto, cor da criatividade, que é o outro aspecto da natureza humana .
As tintas mais comuns utilizadas na pintura corporal pelos índios brasileiros são fabricadas com a polpa de urucum (vermelho), jenipapo, fuligem de carvão (preto),tabatinga (branco), argila sedimentar, mole com certo teor de matéria orgânica. Depois de retirada a casca do fruto, as sementes ficam de molho durante um dia. Em seguida são passadas na peneira e levadas ao fogo, onde permanecem por quarenta e oito horas. Nessa fase de preparação, a mulher Kayapó alternadamente retira e coloca no fogo a panela. Ao adquirir o urucum a consistência de pasta, ele é derramado ainda quente sobre um pano e enrolado. Ao esfriar apresentará uma tonalidade amarela ou vermelha escura, dependendo da variedade ultilizada para a pintura.
Os índios Kayapó não apreciam o jenipapo (do tupi ñandi’pab) como alimento, mas o utilizam na fabricação da tinta. O fruto é colhido ainda verde, ralado e depois de espremida, a massa é colocada na panela apenas para esquentar. O líquido fica então em repouso por um dia. Findo esse prazo está pronto para ser usado e misturado ao carvão