Trens
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRENS DE ENGRENAGENS EPICICLOIDAIS OU TRENS DE ENGRENAGENS PLANETÁRIAS (TEP)
Por
Welington Ramos Matr.: 200912182
Volta Redonda
2009
Resumo
Trens de engrenagens epicicloidais ou trens de engrenagens planetárias (TEP) são sistemas de transmissão de alta complexidade cinemática e de difícil visualização. Entretanto, suas vantagens são enormes: compactos, leves, permitem altas reduções de velocidade, possuem alta confiabilidade, pois tem engrenamento permanente, possuem capacidade de bifurcação e adição de potência e permitem múltiplas relações de transmissão. Eles têm diversas aplicações, como redutores industriais e navais, diferenciais automotivos, máquinas operatrizes e transmissões automáticas. Como existe uma grande variedade de possibilidades de configurações na união de vários TEPs.
1. TRENS DE ENGRENAGENS
São definidos como uma cadeia cinemática destinada a transmitir rotações. Pode ser definido também, como um mecanismo de transmissão de movimento quando tem mais do que duas rodas (engrenagem). A aplicação de duas rodas dentadas simples (engrenagem mais simples) está condicionada a um valor limite da relação de transmissão i. Esta limitação é devida a possibilidade de interferências e necessidades de rodas de grandes dimensões.
1.1 CLASSIFICAÇÃO:
- SIMPLES: Trem simples é um sistema de engrenagens onde, em cada eixo, só existe uma engrenagem, conforme figura 1.1.
[pic][pic]
Fig.1.1 -Trem de Engrenagem Simples
- COMPOSTOS: O trem de engrenagem é chamado composto quando existe um ou mais eixos com duas engrenagens ou mais. Na figura 1.2, pode-se visualizar que um dos eixos suporta duas engrenagens.
[pic][pic]
Fig.1.2 - Trem de Engrenagem Composto
2. Trem de Engrenagem