Ecologia
Pró-Reitoria Acadêmica
Curso de Engenharia de Produção
Campus Niterói
Niterói
2011
VT DA DISCIPLINA ONLINE DE ECOLOGIA I
MÁRCIO FIGALLO DE LIMA
Mat. Nº 600274536
NITERÓI
2011
Sumário
Resumo 4
Analise do local visitado 5
Aspectos Observados 6
Imagens 9
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Resumo
Reflorestamento se refere à atividade de replantar florestas (ou seja, que já existiram, mas) que foram suprimidas por algum motivo. Embora, erroneamente, o termo seja usado (às vezes) para designar também o plantio em qualquer área.
A saída então, uma vez que não podemos voltar no tempo e reverter à situação, é tentar recuperar a região devastada através do reflorestamento. E zelar para que ninguém mais destrua.
Há quem defenda que a recuperação da vegetação deve ocorrer de forma natural sem que haja a intervenção do homem mesmo que para o plantio. Mas, desta forma o processo é bem mais demorado. Então, a maioria dos proprietários de terra, que optam por recuperar antigas regiões de mata, geralmente, resolvem fazer o reflorestamento.
A recuperação natural da vegetação se dá por estágios, cada um dos quais é caracterizado pela predominância de um tipo de vegetação diferente. As espécies chamadas de pioneiras são as primeiras a aparecer e se constituem de arbustos de pequeno e médio porte e ciclo de vida curto. Já as espécies de ciclo de vida mais longo e grande porte são chamadas de “clímax” e aparecem logo depois das espécies intermediárias. Portanto, o que o processo de reflorestamento, faz é acelerar esse processo de sucessão plantando-se espécies pioneiras e clímax ao mesmo tempo de forma equilibrada. Garantindo que as pioneiras crescerão fornecendo sombra para as clímax, mas sem abafá-las.
A situação do meio ambiente do Brasil nos convida a preservar os recursos naturais para que possamos permitir que a população atinja uma melhor qualidade de vida em todos os