treino neuro
A avaliação de variáveis como flexibilidade, força e resistência musculares, tem relação direta com as atividades da vida diária, sendo, portanto, importantes para a autonomia e a promoção da saúde. Flexibilidade
Força muscular
Resistência muscular
Potência muscular
Velocidade
Agilidade
São testes simples e práticos para o objetivo que se espera.
A aplicação de testes neuromotores são de extrema importância, pois com os dados obtidos o treinador tem parâmetros seguros e objetivos em relação a situação das capacidades funcionais do avaliado.
Abaixo seguem as capacidades avaliadas e uma breve descrição de cada teste. Em que consiste e suas aplicações.
Flexibilidade
Medir, quantificar e avaliar a capacidade flexibilidade. Podendo ser utilizado um goniômetro, flexímetro ou banco de wells.
Força Muscular
Utiliza-se dinamômetros de preensão manual, subescapular, força de lombar, ombros e coxas. O objetivo destes testes é analisar em diversas variáveis a capacidade força do indivíduo, dentro de suas possibilidades funcionais.
Resistência Muscular
Convencionalmente utiliza-se teste de abdominais para analisar a resistência muscular localizada.
Potência Muscular
Aplicar teste para medir e quantificar a força de membros superiores ou inferiores através de saltos.
Velocidade e Agilidade
Aplica-se com o intuito de analisar e quantificar as capacidades citadas.
Os aspectos neuromotores são essenciais para a saúde e funções fisiológicas. É bem verdade que poucas pessoas morrem por falta de flexibilidade ou força diminuídas. No entanto, muitas pessoas sofrem de problemas lombares crônicos e diminuição da força muscular com o envelhecimento, isto associado, é claro à carência de atividade física (POLLOCK, 1986), tornando-se visível a importância de exercícios regulares para manutenção do aspecto neuromuscular,ou seja, flexibilidade, força e resistência muscular localizada.