JHENIFER LUZ LIBRAS

476 palavras 2 páginas
FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - INOVE

TRABALHO DE LIBRAS

CURITIBA
2015

JHENIFER ELIAS LUZ

TRABALHO DE LIBRAS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial da Disciplina de Libras, Curso de Letras: Português e Inglês, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba - Inove.

Professor: Marcelo Elisio Vasicki

CURITIBA 2015
TRABALHO DE LIBRAS

O que é Lei 10.436, 24 de abril de 2002? Explica-me?

A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS e com isso seu uso pelas comunidades surdas ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.

O que é Decreto Federal 5626/2005? Explica-me?

Estabelece a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular no ensino público e privado, e sistemas de ensino estaduais, municipais e federais (Cap.II, art. 3º). Este decreto, no capítulo VI, Art. 22, incisos I e II, estabelece uma educação inclusiva para os surdos, numa modalidade bilíngue em sua escolarização básica, garantindo-se a estes alunos, educadores capacitados e a presença do intérprete nessas classes. (MENEZES, 2006)

O que é importante na vida da pessoa surda?

A utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e devem ser reconhecidas como tal. Além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que, já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições sociais, como, por exemplo, escolas e universidades. Outro aspecto positivo da Libras é a sua utilização em programas de televisão, palestras, eventos sociais diversos, etc., uma prática que vem sendo cada vez mais comum e que tem a tendência de alcançar outros âmbitos sociais, já que, a comunidade surda tem um número bastante expressivo de pessoas e que

Relacionados

  • Logistica
    1438 palavras | 6 páginas
  • Pós graduação
    59842 palavras | 240 páginas