Treinamento
Em um mundo globalizado as empresas necessitam de pessoas que saibam conduzir os negócios e produzir o produto ou serviço. Para isso, é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento das pessoas que fazem parte do contexto empresarial.
2. TREINAMENTO
2.1 O que é treinamento?
Segundo (CHIAVENATO, 1985, p.288) “Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos”
FIGURA 1 - TREINAMENTO FONTE : tecpucuritibarecursoshumanos.webnode.com
2.2 Porque treinar?
Uma empresa nunca cresce se ela não investir nos seus funcionários, o capacitando cada vez mais para que consiga cumprir com as exigências do mercado e que o profissional consiga cumprir com seu serviço de forma satisfatória. A categoria de treinamento empresarial está crescendo constantemente no Brasil, mas alguns empresários vê esse sistema como forma de prejuízo e não investimento, visando em sua cabeça que à empresa não terá retorno nenhum com isso.
2.3 VANTAGENS DO TREINAMENTO
Segue abaixo algumas vantagens de realizar o treinamento :
a) Aumento da produtividade;
b) Melhoria na qualidade dos resultados;
c) Redução de custos, retrabalho, etc.;
d) Otimização da eficiência;
e) Elevação do saber;
f) Aumento das habilidades;
g) Redução do índice de erros;
h) Melhoria do clima organizacional;
i) Aumento da motivação pessoal;
j) Redução do absenteísmo;
k) Redução do turn-over
2.4 Processo de treinamento
Em todo processo de treinamento deve-se ter o conhecimento de quem vai ser treinado e os recursos (entrada); posteriormente o processo deve ser avaliado e planejado (programas de treinamento) e aplicados conforme a sua necessidade (saída)
Segundo Chiavenato (2000, p. 499), “O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, cujos componentes são: entrada – processo – saída –