Treinamento
Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização, e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização. “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2000, p.145).
Entre os objetivos do treinamento, Marras (2000 p. 147) cita dois importantes objetivos: os objetivos específicos são os que trazem a qualificação do profissional e a oportunidade de elevar os seus conhecimentos e de estarem sempre atualizados às inovações dentro das suas atividades. Os objetivos específicos devem ser realizados em treinamentos claros e precisos de acordo com as necessidades estabelecidas, Marras (2000, p. 148), define os objetivos específicos sendo eles:
Formação Profissional: que tem como base, elevar o conhecimento do profissional à sua profissão, para elevar o seu desempenho nas suas atividades.
Especialização: oferece a oportunidade do empregado de treinamentos voltados a uma área de conhecimento específico.
Reciclagem: é a oportunidade de se atualizar dos conhecimentos já aprendidos na sua rotina de serviço. Objetivos genéricos: são os que trazem a oportunidade de elevar o desenvolvimento do empregado a desenvolver a sua motivação dentro da organização. O retorno do treinamento é a elevação da qualidade da produção e fazer o empregado alcançar o desenvolvimento organizacional da empresa. MARRAS (2000, p. 149), define dois métodos de treinamento, sendo formal e informal”
Treinamento Formal: ele é planejado com antecedência e com formato estruturado;
Treinamento Informal: Não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e dos indivíduos para ensinar habilidades e manter os