Treinamento
Costuma-se definir diagnóstico de necessidades de treinamento ou levantamento de necessidades de treinamento - LNT - como o processo que tem como objetivo identificar as carências de indivíduos e grupos para a execução das tarefas necessárias para o alcance dos objetivos da organização propõe considerar que o diagnóstico deve envolver também o levantamento das potencialidades individuais e grupais que deverão ser desenvolvidas. É a primeira etapa do treinamento e corresponde a preliminar do que deve ser feito o levantamento de necessidades de treinamento é, antes de tudo, um trabalho de pesquisa que se inicia com a coleta de informações e se completa com a análise das informações. E é nesse momento, da análise, que ocorre à seleção dos dados.
A razão principal para a realização de programas de desenvolvimento é a busca por constante capacitação para que os profissionais atinjam níveis cada vez mais elevados de desempenho. Investir em um programa de desenvolvimento sem saber se ele de fato é de interesse e necessário para seus funcionários é como dar um tiro no escuro, às vezes acerta-se, mas na maioria dos casos é perda de tempo e dinheiro.
O primeiro passa para a realização de um programa de desenvolvimento é o levantamento das necessidades de aprimoramento, que por muitas vezes não são claras e precisam ser diagnosticadas por meio de estudos e pesquisas internas.
Abaixo listamos os quatro tipos de análise que devem ser considerados para o levantamento das necessidades de aprimoramento:
1. Análise organizacional: por meio dessa análise serão levantadas questões como aspectos da missão, da visão e objetivos estratégicos que o treinamento deve atingir.
2. Análise do capital humano: a partir do conhecimento do perfil de cada profissional, será possível identificar os motivadores e competências individuais e da equipe.
3. Análise da estrutura de cargos: por meio do levantamento dos requisitos e especificações do