Armazenagem
Se a demanda sempre fosse igual a oferta, a função armazenagem poderia ser eliminada. Mas geralmente isto não ocorre. Sendo assim armazenamos os materiais para atender as necessidades previstas e imprevistas.
Decisões de armazenagem
Devem ser levadas em consideração questões relativas ao layout envolvendo as embalagens e as estruturas para o acondicionamento dos estoques, bem como sua movimentação.
Movimentação de Materiais:
• Demanda-itens movimentados; pedidos expedidos; sazonalidades.
• Recebimento–materiais.
• Estrutura -área; estrutura de armazenamento.
• Equipamentos -qual equipamento éo mais indicado para a operação.
Objetivos da função armazenagem Máximo uso do espaço; Efetiva utilização da mão-de-obra e equipamentos; Pronto de acesso a todos os itens; Máxima proteção dos itens estocados; Boa organização; Satisfazer as necessidades do cliente; Registro das operações; Agregar valor ao produto.
Armazenagem Estratégica Exigências do mercado para o atendimento ao varejo;
Armazenagem eficiente oferece oportunidades de diminuição de estoques;
Tamanho do território do Brasil. Depósito estrategicamente localizados;
Flexibilidade;
Agregar valor ao produto
LayOut Finalidades Básicas Redução de custos; Redução de desperdício de materiais; Aumento na capacidade produtiva; Melhorar condições de trabalho; Melhor aproveitamento da área de trabalho.
Estruturas de Armazenagem
Porta-Pallets: Estrutura onde as prateleiras são substituídas por plano de carga (longarinas). Este sistema tem 100% de seletividade, porém baixa densidade de estocagem.
Porta-Pallets Vantagens Localização e movimentação de qualquer palletsem a necessidade de se mover outros pallets; Possibilidade de rearranjos para acomodar cargas de alturas variáveis; Adapta àcargas de rotação relativamente alta.
Porta-Pallets Limitação Baixa densidade de estocagem; Em pé-direito superior a 8 m, énecessário