Treinamento
O ensino superior é um item mais discutido e debatido no memento atual. Mas nem por isso existe um consenso diante de seus dilemas. Nos nosso país o número de matriculas ainda é pequeno se comparado a outros países, o que inda nos faltam é um ensino básico de qualidade, pois muitos ainda são barrados antes mesmo do vestibular.
Porém, temos uma vantagem se comparado com outros países da América latina nosso ensino mostra uma ampla superioridade nas construções, laboratórios e mais expressiva é a fração dos professores com mestrado e doutorados, felizmente nesta questão levamos uma grande vantagem.
Mais ainda precisamos resolver muitos dos problemas do nosso ciclo básico, pois nosso nível acadêmico corresponde 4 anos a menos ao dos europeus. A solução para nosso ensino superior seria reparações radicais no nosso ensino básico, pois aprendemos no ensino superior o que na real deveríamos ter aprendido no ensino básico.
O ensino superior está tornando-se cada vez mais uma formação inevitável, a exigência do mercado de trabalho está cada vez maior. E cada vez menos os nossos graduados exercem a profissão que contam no diploma, o mercado é muito amplo, daí a vantagem de se fazer uma graduação de currículo amplo, com exemplo os engenheiros que atuam na área financeira.
Controlar pelo resultado e não pelo processo
No Brasil temos iniciativas como o PROVÃO e ENADE que permitem caminhar na direção de controlar resultados e deixar os processos por conta de cada instituição. Cada instituição deve controlar o processo de ensino e cabe governo controlar os resultados, pois se não existir este controle nos resultados quem sofrerá as conseqüências serão nossos estudantes com a baixa qualidade de ensino, se não haver um controle, uma fiscalização serão apenas algumas instituições que irão controlar os processos. E para estas instituições onde os resultados de avaliação forem baixos, deve ser tratada com rigor máximo, punição severa, o negligencia e