Treinamento e desenvolvimento
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Flávia Gonçalves Salgueiro
Luciana da Silva Domingues
Julia Sallum Freire
Stéffani Paula Rodrigues Guilhen
Remuneração
Sorocaba/SP
2009
Remuneração
É um pacote de recompensas quantificáveis que um empregado recebe pelo seu trabalho, inclui três componentes. Pode-se dizer também que é um processo de troca: de um lado, as expectativas de trabalho por parte da organização e de outro, a recompensa que uma pessoa recebe pelo seu trabalho.
A remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes principais, a proporção relativa de cada um dos três componentes varia de uma organização para outra. Os componentes são: Remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.
Na maioria das organizações o principal componente de remuneração total é a remuneração básica, que é composto pelo salário mensal oi por hora.
O segundo componente da remuneração total é o Incentivos salariais, que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho, os incentivos são concebidos por diversas formas, através de bônus e participação nos resultados alcançados.
O terceiro componente da remuneração total são os benefícios que é composto por seguro de vida; seguro de saúde; refeições subsidiadas e etc.
Recompensas
É o que o individuo recebe como retorno pela execução de tarefas organizacionais.
Cada empregado transaciona com seu trabalho para obter recompensas financeiras e não financeiras.
Podem ser classificadas como: Recompensas Financeiras e Recompensas não-Financeiras.
As recompensas financeiras podem ser diretas e indiretas.
Recompensa financeira direta consiste do pagamento que cada empregado recebe na forma de salários, bônus, prêmios e comissões. O salário representa o elemento mais importante, podendo ser também direto (horistas) ou indireto (mensalista).