Conceitos de mídia
Objetivo de mídia é o primeiro passo no processo de criação de um plano de mídia. Para se estabelecer um objetivo é necessário ter em mãos as informações de plano de marketing, publicidade e mercados-alvo. Esses são fatores imprescindíveis na criação de uma plano de mídia. Porém, para passar pela criação de um plano sem nenhum tipo de problema, são necessários alguns conhecimentos teóricos que foram abordados nesse capitulo.
A essência dos conceitos que para o estabelecimento dos objetivos de mídia.
A seguir veremos os principais conceitos para a criação de um plano de mídia. Dentre eles estão: Alcance, Frequência e continuidade. Estes três conceitos, quando relacionados, dão origem a alguns outros termos como o Gross Rating Point (GRP) – termo usado para relacionar alcance e frequência. Esses termos advindos dos conceitos citados são fundamentais ao vocabulário de um planejador e serão melhor explicados ao longo do texto.
Alcance e Frequência
O Alcance é conceituado pelo autor como, o percentual não duplicado de um público exposto ao veículo em que se está anunciando, pelo menos uma vez durante um determinado período de tempo (ver pag.64). Vale colocar, que esse período, na maioria das vezes é de quatro semanas. Por sua vez, a frequência é o número de vezes que um potencial cliente ou parcela da população é impactado (exposto) ao anúncio em questão, no período de quatro semanas. Ainda sobre frequência, existem duas formas de expressá-la: como média ou como distribuição.
Com uma frequência igual a 3, temos que um cliente foi exposto a programação 3 vezes durante as quatro semanas. Isso não significa que todos os potenciais clientes foram, de fato, expostos 3 vezes. Existe uma variação podendo uma pessoa ter sido mais ou menos impactado, criando assim uma frequência média. Na criação de objetivos, é provável que um planejador utilize a frequência média que está disposto a aceitar e não a distribuição de frequência, que