Treinamento e desenvolvimento
Módulo: 04 Fórum Competência e Desempenho
Título Treinamento e Desenvolvimento
Aluno: Tiago César Marcatti
Disciplina: Gestão de Pessoas I Turma: 227 – Setembro 2011
Introdução
O desenvolvimento, treinamento e maior capacitação dos colaboradores de uma organização sempre busca agregar mais valor à empresa, para que possa cada vez mais atingir as suas metas que foram definidas e se tornar mais forte no mercado competitivo que atua.
De acordo com Chiavenato (2001), “Treinar e desenvolver pessoas é um imperativo para o sucesso organizacional constante e sustentado”.
O trabalho aqui descrito, visa como objetivo demonstrar através de uma análise a grande importância do desenvolvimento e também do treinamento para as companhias e seus colaboradores. Distinção entre treinamento e desenvolvimento
Muitos autores não fazem diferença entre treinamento e desenvolvimento, mas pesquisadores e estudiosos do assunto fazem uma descrição desses termos.
Vasconcelos e Pereira (2007) disserem que: “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimento, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”.
Com isso, treinamento é feito para cargo, ou algum trabalho que o colaborador esteja fazendo na organização. Seu objetivo é dar suporte para enfrentar problemas e preparar para novas atividades a serem desempenhadas.
Agora o desenvolvimento é voltado ao amadurecimento da pessoa, aumentando sua aprendizagem, explorando ao máximo seu potencial. Se colocarmos em escala hierárquica treinamento e desenvolvimento, o primeiro se torna mais abrangente.
Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente
Quando falamos em treinamento e abordamos esse assunto, fica claro que sempre queremos produzir mudanças positivas aumentando o desempenho dos indivíduos.
Quando ele falta, o ele é feito ou passado de forma errada, inadequada ou até mesmo uns que não desenvolvem nada