Demanda bioquimica de oxigenio
CURSO TÉCNICO DE QUIMICA
PROCESSOS INDUSTRAIS III – ÁGUAS, COUROS E ALIMENTOS
Dupla 2B
GABRIEL PAULUS NETTO
GUSTAVO LOESER
ÁGUAS RESIDUARIAS:
DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO
NOVO HAMBURGO, JUNHO DE 2012
1. Objetivo
Determinar a DBO em uma amostra de água.
2. Fundamentação teórica
O principal efeito ecológico da poluição orgânica em um curso d’água é o decréscimo dos teores de oxigênio dissolvido. Nos processos aeróbicos é fundamental o adequado fornecimento de oxigênio para que os microorganismos possam degradar a matéria orgânica.
A DBO mede a quantidade de oxigênio (em mg de O2/L) necessária para a oxidação biológica (decomposição) da matéria orgânica presente em um litro de água poluída a uma dada pressão e temperatura.
A estabilização completa da matéria orgânica demora, em termos práticos, vários dias (cerca de 20 dias ou mais para esgotos domésticos). Esta DBO medida após 20 dias é a demanda ultima de oxigênio (DBOm). Contudo este tempo inviabiliza qualquer monitoramento de processo.
Para a simplificação do teste a análise da DBO consiste em medir o teor de oxigênio dissolvido no dia da coleta da amostra e novamente cinco dias após, sendo a amostra mantida em um frasco fechado e incubada a 20°c.
No caso dos esgotos, a elevada concentração de matéria orgânica faz com que todo o oxigênio seja consumido em um tempo bem inferior à 5 dias. Faz-se então necessária a diluição para reduzir o consumo de oxigênio de forma que ele seja inferior ao oxigênio disponível na amostra. Um litro de esgoto doméstico consome, em média, 300mg de oxigênio em 5 dias.
Dentro os interferentes destacam-se os resíduos de matéria orgânica; o ar; a luz que pode provocar a formação de algas; tóxicos e a acidez ou alcalinidade (as amostras são neutralizadas com NaOH o H2SO4).
Dentre as vantagens destacam-se:
A indicação aproximada da fração biodegradável.
A indicação da taxa de degradação e