demanda bioquimica de oxigenio
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise do oxigênio molecular dissolvido na agua, bem como da Demanda Bioquímica de Oxigênio inserida no contexto de matéria orgânica, onde a medição da demanda revela o quão poluido ou não se encontra tal ambiente aquático em estudo.
MATÉRIA ORGÂNICA - DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO (DBO)
Conceito: Matéria orgânica são os restos dos seres vivos. É matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente de carbono. O desequilibrio dessa matéria em meio aquático provoca a poluição do mesmo que necessita da DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO (DBO) para ser futuramete corrigida. A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. É usualmente definida como a quantidade de oxigênio requerida por bactérias enquanto estabilizam matéria orgânica decomponível em condições aeróbicas. O termo decomponível pode ser interpretado como significando a matéria orgânica que pode servir de alimento para as bactérias, derivando energia na sua oxidação.
Importância: O teste da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é grandemente utilizado para determinar o grau de poluição de efluentes domésticos ou industriais em termos do oxigênio que as bactérias necessitam para oxidar a matéria orgânica. Um ambiente poluído possui grandes quantidades de matéria orgânica, que demandam maiores quantidades de oxigênio para serem oxidadas. Quanto maior o grau de poluição, maior a DBO. O teste é um dos mais importantes nas atividades de controle de poluição.
Utilização mais frequente do parâmetro. O teste é muito usado em trabalhos regulares e em estudos desenvolvidos na prática da Engenharia Sanitária para avaliar a capacidade de purificação de corpos de água receptores. O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com estes