Treinamento e desenvolvimento
Obter uma equipe de alta performance é um grande desafio para as organizações no mundo competitivo, para isso o investimento em treinamentos é cada vez mais necessário, as empresas entendem que as pessoas são o principal patrimônio, que vão desde o operário ao diretor executivo.
O conceito de treinamento pode apresentar diferentes significados, para alguns especialistas, no passado treinamento era considerado como um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados, porém, atualmente o conceito de treinamento foi ampliado, considerando-se o treinamento como um meio para alavancar o desempenho no cargo. De uma maneira geral, treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.
Segundo Milkovich (2008) Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.
O treinamento, segundo Borges-Andrade & Abbad (1996), é um esforço despendido para propiciar oportunidades de aprendizagens, sendo tradicionalmente ligado à identificação e superação de deficiências no desempenho dos trabalhadores.
Implantando-se de forma correta, o treinamento proporciona vantagens, como possibilidades de análise das necessidades da organização, definição das prioridades de cada setor da empresa, caracterização dos tipos de desenvolvimento de pessoas que podem ser aplicados e elaboração de planos de capacitação de profissionais a curto, médio e longo prazo.
Neste trabalho, veremos os principais conceitos de treinamento, sua importância nas organizações e qual o caminho que as empresas precisam traçar para o desenvolvimento de pessoas, seus principais objetivos, vantagens e desvantagens do treinamento.
Será mencionado o